“O Tempo perguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem, o Tempo respondeu ao tempo que o tempo tem tanto tempo quanto tempo o tempo tem.”

Lembro-me sempre desta lengalenga quando um consultor se aproxima de mim e diz: “um destes dias tenho que me sentar contigo para que me aconselhes qual a máquina fotográfica que devo comprar. Qualquer dias destes!”. Lembro disto porque vejo que os consultores estão sempre a correr, não tem tempo para nada e encontram-se na rua a fazer negócios faça chuva ou faça sol. Dito isto, faça uma pausa e pense em como é o seu dia. Você tem tempo para dedicar-se a fotografia?

No filme Alice Through the Looking Glass (2016 – USA/UK), de James Bobin, a temática principal de todo o filme é a vontade incontrolável que temos de controlar o tempo. Achamos que podemos fazer tudo e ter tempo para tudo. A verdade, entretanto, é que não temos tempo para fazer tudo. Troque a palavra controle por percepção e irá compreender que só há duas formas de se viver o tempo: perder ou investir. Faz-se aqui necessária a pergunta: onde quer investir o seu tempo?

A fotografia imobiliária de qualidade requer um razoável investimento de tempo. Tempo de olhar, de perceber, para depois fotografar. Fotografar é um acto mais complexo do que parece, exige do fotógrafo não somente uma dedicação diária como um bom conhecimento das funções da máquina que utiliza para capturar as imagens.

Não é a máquina fotográfica que faz o fotógrafo, é precisamente o contrário.

blog-imobiliario-liete-quintal-fotografia-imobiliaria-maquina-fotografica-ou-telemovel-maquinasblog-imobiliario-liete-quintal-fotografia-imobiliaria-maquina-fotografica-ou-telemovel-maquinas

 

Analise comigo:
O dia-a-dia de um consultor imobiliário consiste em passar 90% do seu tempo na rua a angariar imóveis ou a fazer visitas. Entretanto, o trabalho não se restringe ao trabalho de rua. Pelo menos dos 10% restantes ele não somente trata das leads recebidas como também deve inserir os imóveis no sistema ou site. Para além de tudo isto, também deve estar atualizado com o que se passa no mercado imobiliário, desde os preços por metro quadrado até aos fenômenos económicos do país e do mundo.

Assim sendo, se para além de tudo isto um consultor ainda tem tempo e quer fotografar os imóveis e tratar as imagens em programas como o Photoshop ou o Lightroom, aconselho (sem sombra de dúvida) que compre uma máquina profissional ou semiprofissional. De preferência uma máquina em que tenha opções para fotografar para além da forma automática. Uma máquina onde possa trocar as objetivas e juntar um flash ou um disparador do flash. Caso definitivamente não tenha tempo para fotografar e nem vontade de tratar as fotografias, se não quer, ou não consegue, no seu dia a dia carregar uma máquina ou, ainda, se não tem tempo a perder pois quer investir o seu tempo nas angariações e no serviço ao seu cliente, sugiro então que compre um bom telemóvel.

Hoje, existem imensos telemóveis que têm os requisitos necessários para tirar fotografias e para fazer videos de grande qualidade para o imobiliário. Além de serem mais práticos e leves de transportar, os telemóveis possuem a vantagem de ter aplicações para o tratamento das imagens que se podem instalar de forma totalmente gratuita. Um exemplo interessante dos aplicativos é o photshop que é gratuito para o telemovel.

Há pouco tempo estive a testar alguns telemóveis como da Samsung 8 plus e o Iphone 8. Posso dizer-vos que são suficientemente bons para que as imagens sejam trabalhadas em qualquer software sem estragar demasiado a qualidade das mesmas. O Samsung, em particular, possui a função “Pro”, onde podemos regular desde o balanço de brancos até à velocidade do obturador. Também é possível, no Samsung, fotografar em RAW e não somente em JPEG que é um dos métodos mais populares de compressão de imagens. A vantagem de fotografar em RAW é que este tipo de ficheiro contém um número maior de dados da imagem, especialmente em relação à profundidade de cor. Mas disto falaremos num próximo artigo.

Por agora, sugiro aos consultores que invistam num bom telemóvel visto que a necessidade de promover os imóveis o mais rápido possível faz toda a diferença no mercado atual. O telemóvel é a melhor ferramenta que um consultor imobiliário pode ter. Contudo, caso se trate de um imóvel angariado em exclusivo, sugiro ao consultor ou à imobiliária onde ele trabalha que contrate um fotografo profissional para que este faça uma excelente reportagem fotográfica do imóvel angariado e preste um serviço de máxima qualidade ao seu proprietário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *