Quando pensamos em vender uma casa,não estamos só a vender o imóvel mas também um estilo de vida . Como referi no artigo anterior é difícil um potencial comprador imaginar-se numa casa onde estão objetos pessoais espalhados e sobretudo fotografias da família que a habita. Eu por exemplo dou por mim logo a imaginar … será filha ou enteada? é parecida com o pai …e aquela será a mulher? Enfim tudo distrações que tiram o foco ao visitante cujo propósito é imaginar se a viver naquele espaço. Para isso a finalidade do Home Stager é tornar a casa o mais apelativa possível abrindo o leque a vários tipos de pessoas. Daí o despersonalizar ser tão importante. A ideia é passar a mensagem que o produto vale a pena, tem todas as caraterísticas para ser “a casa” mas não queremos passar a imagem da casa vivida por outras pessoas com os chinelos a sair debaixo da cama e a casa de banho cheia de escovas de dentes no copo.

Bem mas antes de chegarmos á visita existe um trabalho que não pode ser esquecido, a fotografia .Nos dias de hoje e com cada vez mais pessoas a navegar pela internet tornou-se na 1ª escolha de um imóvel. A maior parte das pessoas faz uma 1ª seleção em sites imobiliários e daí a importância de boas fotografias na promoção de um imóvel.
Muitos proprietários acham que o podem fazer sozinhos, mas não é a mesma coisa. Claro que se a casa tiver um grande potencial ou se tiver uma decoração apelativa, será mais fácil atrair visitantes. Mas um fotografo especializado em imobiliário estuda o espaço, sabe o que vende, os ângulos mais atrativos e aqueles que não convém mostrar. Vai- se focar nas divisões mais importantes como a sala, a cozinha ou o quarto principal.

Já sabe que não tem interesse fotografar a sanita se não for de design, nem tem interesse em fotografar as traseiras de um sofá.
É por isso, através da fotografia que o proprietário tem a chance de criar a primeira boa impressão do seu imóvel .convém por isso não desperdiçar esta oportunidade de fazer parte da shortlist do potencial comprador.

Segundo as estatísticas nos estados unidos 92% dos compradores utilizam a internet para procurar a sua casa. Acredito que em Portugal os números não serão tao elevados, mas lá chegarão.

Ainda que muitas vezes a realidade não corresponda aquela fotografia tao espetacular, o facto é que fez com que a visita fosse agendada. tal como o home staging , a fotografia desperta, ou pelo menos é essa a ideia , uma emoção . Essa emoção faz com que a pessoa queira ver ao vivo a casa para comprovar aquilo que sentiu. Uma boa fotografia vale por centenas de palavras. O fotógrafo deve usar a sua imaginação e junto com o home stager criar espaços que façam sonhar.

É difícil atrair clientes com fotografias de casas vazias ou decoradas com moveis pouco apelativos , mas é para isso que defendo a contratação de um profissional em Home Staging.
Outro factor muito importante e que gostaria de chamar a atenção ,é a luz . Mais uma vez o papel do fotógrafo profissional é crucial pois uma casa pode se tornar sombria se for mal iluminada na hora de ser fotografada.

A luz natural será sempre a melhor opção mas muitas vezes isso não é possível e nada melhor que o olho profissional do fotografo para perceber onde colocar a luz artificial.

Gostaria de partilhar alguns conselhos a ter em atenção para quem vai fotografar o seu imóvel.

Cozinha

É natural que seja a parte da casa que mais tempo a fotografar, isto porque o decluttering é substancialmente maior. como referi anteriormente há que retirar tudo aquilo que está a mais, tudo o que cria poluição visual para uma boa fotografia. Normalmente um balcão de uma cozinha está cheio de coisas e coisinhas que só fazem sentido a quem lá vive. Claro que é bom não esquecer de despejar o lixo, limpar o lava-loiça e todas as superfícies de manchas e dedadas. Há que não esquecer mais uma vez dos objetos pessoais como aquelas fotografiazinhas dos filhos coladas com imanes no frigorifico.

Sala

Mais uma vez lembro que é preciso remover tudo o que possa distrair o potencial comprador. Falo desde a bainha das cortinas que esta descosida e a cair para um dos lados. As nodoas no tapete que poderiam ter sido retiradas antes de fotografar, as almofadas do sofá que podem estar gastas do uso e neste caso é melhor tira-las. Já não falando na limpeza que é primordial antes de tirar fotografias. As janelas devem ser lavadas e têxteis bem aspirados.
Se houver muitos cabos elétricos e se for possível tire-os no momento de fotografar.

Casa de banho

Apesar de haver poucas casas de banho apelativas, é necessário deixar aqui alguns conselhos que ajudam a melhorar o aspecto da mesma na fotografia.
Primeiro, e já muito falado, mas que muitos se esqueçam … fechar a tampa da sanita. Em seguida há que tirar todos os objetos de limpeza como copos e escovas de dentes, secadores de cabelo ou outro tipo de artigos de higiene.

Convém que as toalhas sejam todas brancas e não uma de cada qualidade e cor.
Imagine a sua casa de banho como a de um hotel de 5 estrelas e está pronta a ser fotografada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *