Nunca é demais falar de Home Staging, ou seja, dicas simples que ajudam o proprietário a criar vantagem sobre a concorrência. Partindo do principio que o consultor imobiliário vai aconselhar o seu cliente a criar as condições necessárias para que o imóvel se destaque da concorrência, aqui vão algumas:

Limpeza e Organização

Como foi falado anteriormente, a limpeza é dos 1os cuidados a ter quando pensamos em pôr uma casa no mercado. Este é um assunto que parece evidente para alguns proprietários, mas o que se verifica na apresentação dos imóveis, é que continua a haver um recorrente desleixo.

A falta de limpeza é um fator fundamental para o desinteresse do potencial comprador. Quando pensar em limpar a casa, lembre-se de todas as divisões, mesmo aquelas que acha de menor importância, como uma marquise ou uma despensa. Isto porque o visitante poderá querer ver tudo ao menor detalhe e não se esqueça que para quem compra a exigência ainda é maior.

carmen-cunha-home-staging-dicas-simples-arrecadacaocarmen-cunha-home-staging-dicas-simples-arrecadacao-2

A limpeza passa também por limpar manchas na parede, bolores nas casas de banho e outras situações que não parecem importantes no dia a dia e que já nos habituamos a elas. Para o potencial comprador a casa não apresentar este tipo de sujidade significa que está em bom estado e que não há negligencia da parte do proprietário. Outro local que geralmente não está em condições de ser apresentado, é o frigorifico e nunca se sabe se vai ser fruto de uma “vistoria”.

A arrumação de locais com pouca visibilidade como é o caso uma despensa é importante pois com o tempo a tendência é o acumular de coisas inúteis em compartimentos menos usados como este.
Foram feitos estudos nos EUA que demonstram que as casas com muita TRALHA se vendem até 15% menos do que aquelas que têm uma apresentação CLEAN, ou seja, sem o chamado lixo visual . Segundo estas recentes estatísticas parece que as casas desarrumadas levam o potencial comprador a deduzir que não vai haver espaço suficiente para a organização de que precisa.

Outra situação frequente é a desarrumação dos armários ou roupeiros. Em principio o visitante não se vai dar ao trabalho de abrir as portas dos armários … mas é provável que o faça, sobretudo se for mulher. Mais as mulheres mostram interesse pelo espaço disponível para roupa, e a maioria tem bastante, e espaço na cozinha para as mercearias e eletrodomésticos.

Se por acaso não houver espaço à vista sugira outras soluções. É sempre bom estudar o espaço minimamente para quando surgirem estas questões saber apresentar uma solução.

Escusado será dizer que um HOME STAGER estará mais apto a fazer este tipo de intervenções …

Pequenas Reparações

O Home Staging visto como uma ferramenta de marketing faz todo o sentido porque a ideia de embelezar um produto imobiliário para que se destaque da concorrência e seja vendido mais rapidamente torna-se o objetivo principal assim que é angariado. Como qualquer produto que se ponha à venda em 2ª mão há que ter todo o rigor na preparação para a venda.

Quando passamos a pente fino um espaço, temos que ter em conta pequenas fissuras nas paredes deixadas por pregos, varões de cortinas descaídos, vidros rachados, pavimentos riscados entre outros.

Pequenos arranjos que não custam uma fortuna e que fazem toda a diferença. A mensagem que se pretende passar aqui, é a de um proprietário que cuida da sua casa e que não deixa nada ao acaso. É isto que é manifestamente importante.

Pequenas Reparações

Pequenas Reparações

Como disse anteriormente, muitos destes defeitos aparecem-nos despercebidos porque já nos habituamos a viver com eles. Aconselho por isso a chamar um ou dois amigos a fazerem um tour pela casa notando todas estas falhas.

Se quiser ir mais longe no Home Staging pode sempre passar a reparações maiores e que fazem diferença no aceleramento da venda. Poderá ser exemplo disso as pinturas das paredes, um afagamento do chão se justificar a beleza do mesmo ou a substituição da caixilharia de for preciso focar o cliente numa vista deslumbrante.

Definir um ponto focal num ambiente é um assunto a explorar numa próxima edição.

COMO DEVEMOS ULTRAPASSAR ESSA CRISE
PARTICIPAR
PARTICIPE / FAÇA-SE OUVIR